INICIADA EM ITABUNA, OPERAÇÃO PRENDE 14 INVESTIGADOS NO SUL DA BAHIA
Policiais conduzem mulher e homem presos na Operação Petrus || Imagem PC-BA
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta quinta-feira (20), operação contra grupo criminoso que atua em ao menos oito estados. Até as 9h40min, quatorze investigados tinham sido presos somente no sul da Bahia.
Com o apoio de policiais civis de outros estados, a Operação Petrus também cumpre mandados de prisão e de busca domiciliar no Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina.
O grupo é investigado por tráfico de drogas e de armas, lavagem de dinheiro e outros crimes. A operação identificou a movimentação de R$ 80 milhões em contas bancárias usadas pelos alvos.
A ação é resultado de uma investigação conduzida pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico, por meio da Delegacia Territorial de Itabuna, com o apoio dos departamentos de Polícia do Interior, de Inteligência Policial e da 6ª Coorpin.
A 2ª Vara Criminal de Itabuna expediu os mandados de prisão e de busca, que são cumpridos por cerca de 400 servidores. Parte das prisões ocorreu em Itabuna, onde as investigações começaram, mas o número de presos na cidade ainda não foi especificado.
ATUAÇÃO ESTRUTURADA
As diligências também apontaram que o grupo atuava de forma estruturada, com ramificações em todo o território baiano e em outros estados, sendo responsável pela distribuição de drogas e armas, além de lavagem de dinheiro para encobrir os lucros das atividades criminosas.
“A Operação Petrus marca uma das maiores ofensivas da Polícia Civil contra o crime organizado na Bahia. O trabalho integrado entre departamentos da Polícia Civil baiana e o apoio das polícias civis de outros estados têm sido fundamentais para enfraquecer a atuação da organização criminosa, garantindo mais segurança à população”, avaliou a Secretaria da Segurança Pública da Bahia em nota.
fonte: Pimenta.blog