Finalmente o drone Mini 4 Pro teve seu SDK liberado pela DJI através do MSDK v5.13.0, isso quer dizer que desenvolvedoras de softwares podem adicionar funções em seus próprios aplicativos para controlar e usar das tecnologias oferecidas pelo drone.
O DJI Mobile SDK é de extrema importância para uma série de aplicativos de mapeamentos como o DroneDeploy, possibilitando que a desenvolvedora utilize todas as funcionalidades de um drone dentro de seu próprio aplicativo, tornando mais simples e fácil o uso da captação de imagens do drone adaptada a finalidade do app.
Com isso usuários desses drones tem funções extras de uso deles, especialmente quando utilizando os aplicativos que adicionarem suporte, como falei, entre os mais interessantes as ferramentas de mapeamento.
É bastante comum essa demora em liberar o Mobile SDK, sendo que alguns modelos sequer devem ter essas especificações públicas, entre eles os modelos da linha de consumo Mavic 3 e Air 3/3S. Praticamente todos os modelos da linha Mini tiveram seus SDK liberados, mesmo que anos após o lançamento.
Falando da linha top, a DJI só libera o SDK de modelos Enterprise. Vale ressaltar ainda que o Mini 4 Pro precisa ter a firmware 01.00.0800 ou superior instalado.
Outro detalhe é que o mobile sdk faz sentido apenas para quem tem o controle sem tela, já que o RC 2 não possibilita instalação de apps de terceiros.
Para que serve o Mobile SDK?
Em resumo, os códigos SDK são kits de desenvolvimento que liberam como acessar as funções de um dispositivo, sendo comum uma série de empresas liberarem o SDK ou Mobile SDK (para aplicativos moveis) de seus dispositivos visando que desenvolvedoras tenham acesso as funcionalidades desses dispositivos.
Vale ainda destacar que a garantia do dispositivo não é oferecida por várias empresas quando utilizando softwares de terceiros, a DJI é uma das que segue essa política.
Em breve desenvolvedoras de aplicativos como o DroneDeploy e Litchi, além de várias outras, devem liberar versões atualizadas de seus apps e plataformas adicionando suporte aos novos drones.
fonte mundoconectado.com.br