EM ILHÉUS, HOSPITAL COSTA DO CACAU FAZ SEGUNDA CAPTAÇÃO DE MÚLTIPLOS ÓRGÃOS EM 2025
O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, fez na noite desta segunda-feira (3) a segunda captação de múltiplos órgãos em 2025. Unidade da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed, o Hospital também registrou mais uma doação de córneas, totalizando sete neste início de ano. Os números, segundo a instituição, já superam períodos anteriores.
Naama Ramos e Silva, enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Costa do Cacau, atribui os resultados ao alinhamento da equipe e à efetividade no acolhimento das famílias dos doadores. “Otimizamos o nosso serviço e, hoje, conseguimos dar mais agilidade aos processos da comissão. Nos tornamos referência em acolhimento em 2025”, afirmou.
Naama também reforçou a importância do “corredor de aplausos”, prática adotada pelo hospital para homenagear doadores de órgãos. “Essa iniciativa traz mais humanização ao processo e reverencia o gesto grandioso das famílias e dos doadores, que representam a esperança de novas vidas”, concluiu.
GENEROSIDADE
Para o presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, o momento simboliza não apenas a excelência técnica da equipe do hospital, mas também a generosidade das famílias doadoras. “Esse tipo de procedimento reforça o papel do hospital como referência em assistência de alta complexidade e consolida a importância de fortalecer a cultura da doação de órgãos na sociedade”, afirma José Saturnino.
Na avaliação do dirigente da Fabamed, cada captação representa uma nova chance para pessoas que aguardam, muitas vezes há anos, por um transplante. A instituição, afirma, segue investindo em tecnologias e capacitação para este ato.
REFERÊNCIA REGIONAL
O HRCC conta com 225 leitos, incluindo 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e é referência para cerca de 2,5 milhões de pessoas em 89 municípios da região. Com a expertise da Fabamed, que assumiu a gestão do HRCC em janeiro, o Hospital tem a expectativa de ampliar os serviços de alta complexidade e fortalecer áreas estratégicas, como cardiologia, neurologia e ortopedia.
fonte: pimenta.blog